quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ser ou não ser...Infeliz questão


Felicidade,sentimento complicado.Estava pensando:Será que pessoas aparentemente felizes realmente o são?Para ser feliz basta ter o filho perfeito?O emprego dos sonhos?Um homem dedicado?Então,porque será que as pessoas que tem todos esses itens,estão sempre querendo mais?

A humanidade vive uma incansável busca pela felicidade.Mas,afinal,o que significa mesmo essa palavra?A maioria responde que felicidade é amor.Eu digo que não,o amor é agonia,desespero pra agradar,sofrimento,tentar ser autêntico sem ferir.Amar é como andar na montanha russa.Isso não vai trazer felicidade eterna.

Então,vamos ao dinheiro.A maioria das pessoas acham que vão viver o " comercial de margarina" se ganharem na mega sena.Porque será,que a maioria das pessoas que tem muito dinheiro não param de trabalhar?Passam todo o tempo pensando na cotagem do dólar,"de olho" na bolsa de valores.O dinheiro para essas pessoas só trará mais dinheiro;nunca felicidade.Outro fato é que, é mais fácil um rico cometer suicídio.Logo,a falta de dinheiro traz infelicidade,o contrário não é verídico.

Na verdade, o que achamos ser felicidade,não passa de desejo.Estamos cercados deles,desejo de amor,de "status".Estamos sempre querendo mais.O desejo quando é preenchido deixa de ser desejo e vira fato,perde a graça.Aí recomeçamos a busca.

Foi pensando nessas coisas,que cheguei a uma conclusão radical:Não vou mais procurar a felicidade,ela não existe.Foi inventada pelos homens para justificar a sua busca por algo grandioso.Eu quero é alegria.Esta sim,é "palpável".É como fazer sexo,começo e fim,prazer e cansaço.Não resta dúvidas,porque sabemos que uma hora ela acaba.Quero alegrias sucessivas em minha vida,euforia e pausa.

Descobri que o bom da vida é querer mais,viver tudo que puder reclamar quando sentir vontade.

Pergunte a alguém:
-Você é feliz?
Ele com certeza responderá que sim.
Novamente você:
-Gostaria de mudar algo em sua vida?
A resposta obviamente você já sabe.Encha o peito e diga a verdade para essa criatura:Você não é feliz.Exatamente porque busca a alegria de uma forma errada.

"A felicidade é uma satisfação consigo mesmo".A grande ironia é que se estivéssemos assim tão satisfeitos,a vida não teria a menor graça.

Um comentário:

Joelmir Ramos disse...

Minha querida,
Fico muito feliz que ainda existem pessoas buscando respostas para os mistérios que assolam nosso cotidiano.
Não entendo nada de escrita e nem sobre a felicidade ou o amor. Sou apenas um curioso. Mas achei super interessante o densenrolar do teu texto. Como diria um grande professor meu, "a dúvida constroi e os dilemas engrandecem". Quem poderia imaginar que na turma 3 estaria alguém que questiona tão profundamente os temas da vida..

Uma vez o amor e a felicidade tiraram meu sono, então eu recorri aos ensinamentos budistas e muita coisa ficou mais clara pra mim. Segundo as concepçoes budistas, a causa de todo o sofrimento é o egoísmo, a constante vontade da posse e do "mais". A partir do momento que deixamos de desejar as coisas mundanas, alcançamos um patamar de extrema iluminação e felicidade: o nirvana.
O amor é mais complicado. Algo que não se define, não se doma, não se mede. Algo que domina, impõe e submete. Acredito ser esse grande mistério a razão de nossa estadia na terra..rs
bjs e continue escrevendo..pois vou continuar visitando...